Hemodinâmica
A Hemodinâmica e cardiologia Intervencionista é uma área de atuação da Cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos através de cateteres. Saiba, no infográfico, quais os exames e procedimentos cardiológicos mais comuns que usam técnicas da hemodinâmica e para que servem.
A Neurorradiologia Intervencionista é a especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças neurovasculares, como os aneurismas cerebrais e o acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.
É um método diagnóstico invasivo que utiliza cateteres eletrodos para registrar os eventos elétricos do coração. Inicialmente foi empregado para mensuração dos intervalos de condução atrioventricular e, posteriormente, para esclarecer os mecanismos arritmogênicos e para testar a eficácia de agentes antiarrítmicos.
Os marca-passos cardíacos são pequenos dispositivos implantáveis, capazes de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, impedindo que a frequência cardíaca se reduza abaixo de determinados limites. Atualmente, existem muitos modelos diferentes de marca-passos aplicáveis para cada tipo de paciente.
É o procedimento de escolha para o tratamento de algumas arritmias cardíacas. Assim como o estudo eletrofisiológico, a ablação é realizada por meio de cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração, possibilitando uma rápida recuperação.
E quando se deve procurar um angiologista? Quais são as principais doenças que esse especialista trata?
angiografia;
eco doppler;
capilaroscopia;
radiografia;
cintilografia;
tomografia; e.
ressonância magnética.